Farmácia

Biologia

Farmacotécnica

Química

Biofísica

Homeostase Vs. Estado Estável

* Homeostasia: É a manutenção pelo organismo das condições fisiológicas normais de repouso. 
Não sofrendo influencia e modificações dos "parâmetros internos de repouso" devido a variáveis do meio externo.

Por exemplo o jejum seria uma variável externa, porém o organismo através de mecanismos reguladores que são alterados consegue manter suas atividades normais e, portanto, estado normal (para isso mantem por exemplo os níveis de glicose no sangue e produção de energia normais). 
Então mesmo em jejum a homeostasia continua.



Enquanto o organismo consegue através de suas próprias regulações, manter as condições fisiológicas do corpo esperadas para o repouso, independente das influências do meio externo, ele está em estado de homeostase.



Porém Homeostasia é diferente de estado estável.


* Steady State ou Estado Estável: Esse é um termo muito utilizado na fisiologia do exercício, onde o corpo sai da homeostasia (condições constantes que ocorrem no repouso), como por exemplo, temperatura corporal à 37 graus Celsius. 
Criando-se, no entanto, um estado constante novo para as variáveis fisiológicas.
Um estado que o corpo mantem constante também (através de mecanismos reguladores), pois representa o necessário para o desenvolvimento da atual atividade que o corpo está fazendo.

Esse estado ocorre algum tempo depois do início de uma atividade que necessita de maior função do organismo (leva-se um tempo até adaptar todas as funções fisiológicas à maior demanda, porém quando o faz esse estado é mantido para que essa nova atividade possa continuar sendo desenvolvida adequadamente).


- O estado estável ocorre para a maioria dos sistemas durante um exercício intenso ou prolongado em um ambiente frio:
Onde o corpo é capaz de remover as grandes quantidades de calor que os músculos em atividade produzem evitando o superaquecimento, assim como é capaz de aumentar a ventilação pulmonar e o fluxo sanguíneo para aumentar a liberação de O2 ao músculo e retirar o CO2 produzido pelo metabolismo.


Em um ambiente térmico neutro um exercício submáximo torna o estado estável da temperatura corporal por volta dos 20 minutos como 38 graus Celsius que perdura durante todo o exercício.


# Alguns outros fatores que são mantidos em um limiar estreito durante exercício físico, podendo sair dos valores homeostáticos (além da glicemia e temperatura) são: concentração de sódio, cálcio e potássio, quantidade de água e o pH. #







0 comentários:

Postar um comentário