Farmácia

Biologia

Farmacotécnica

Química

Biofísica

Conhecendo Artigos #1 - Selective susceptibility of different populations of sympathetic neurons to diabetic neuropathy in vivo is reflected by increased vulnerability to oxidative stress in vitro

Alguns grupos de neurônios do Sistema Nervoso Autônomo Simpático desenvolvem neuropatia em pessoas diabéticas, enquanto outros neurônios Simpáticos não...
Por que será?



Esse artigo do SEMRA e companhia, de Taipei em Taiwan. Eles explicam a diferença que existe entre esses dois subgrupos de nervos simpáticos.

Indica já existir diferença entre esses nervos em condições normais, mas também há um diferente padrão de resposta à hiperglicemia.

Foi mostrado nesse artigo que essas diferenças culminam em uma maior suscetibilidade a ser afetado e sofrer danos por Espécies Reativas de Oxigênios (EROs).




Percebe-se na figura a distribuição dos nervos autônomos, será focado nesse trabalho três nervos simpáticos, dois comumente afetado pela Neuropatia Autonômica Diabética (os nervos provenientes do Gânglio Celíaco e Mesentérico Superior) e um outro que não sofre dano devido a diabetes.


Continuando sobre a anatomia do Sistema Nervoso Autônomo, podemos através dessa figura perceber onde ficam a maioria dos gânglios simpáticos, bem próximos a coluna vertebral.




Esses nervos possuem gânglios mais afastados da coluna e são responsáveis pela inervação do Tubo Gastrointestinal.

Os nervos mais comumente afetados pela Neuropatia Autonômica em diabéticos são os que inervam o Sistema Gastrointestinal, Cardiovascular e Urogenital.




* Então como dito anteriormente:






Um exemplo de subgrupo de nervo simpático que não é afetado pela Neuropatia Autonômica Diabética é o nervo Cervical Superior.




Sabe-se quanto a Neuropatia Diabética que ocorre em nervos periféricos, como nervos sensitivos, que o Estresse Oxidativo possui um papel importante no desenvolvimento dessa doença nos nervos, contribuindo para a desmielinização e degeneração deles.

Mas não se sabe muito do papel do Estresse Oxidativo na Neuropatia que ocorre em nervos Autônomos. 

* Com o intuito de saber se o Estresse Oxidativo pode ser o responsável pelo desenvolvimento da Neuropatia Diabética somente em certos subgrupos de nervos simpáticos e em outros não, foi feito esse trabalho.

Para ver se esses subgrupos reagiam ao Estresse Oxidativo igualmente.




Apesar de sabermos que o Estresse Oxidativo causa danos à esses nervos, temos que considerar todos os outros fatores que são desencadeados no meio hiperglicêmico que também podem influenciar para o desenvolvimento da doença nos nervos.

Alguns exemplos de fatores que influenciam é a modificação do metabolismo dessas células, irrigação sanguínea desses nervos, entre outros.






 Algumas das características que esses nervos simpáticos mais suscetíveis à Neuropatia Autonômica Diabética apresentam em meio normoglicêmico encontradas na literatura foi o fato de apresentarem menor atividade de enzimas antioxidantes. 

* Além de:




Quando em meio hiperglicêmico, esses nervos são comumente afetados pela Neuropatia Diabética, desenvolvendo características como Distrofia Axonal e Aumento da atividade da Tirosina Hidroxilase.

Apesar disso, as células nervosas não morrem com a Neuropatia, somente têm suas funções prejudicadas.





Algo interessante de se assinalar é que a Tirosina Hidroxilase tem sua atividade aumentada devido as mudanças metabólicas que a hiperglicemia causa. 
Essa enzima produz EROs e com sua atividade aumentada contribui para o aumento do Estresse Oxidativo nos nervos.

A mudança da função da mitocôndria durante o diabetes levando a produção de EROs é considerada uma fonte importante para o aumento do Estresse Oxidativo e desenvolvimento da Neuropatia.




O esquema do modelo experimental utilizado mostra que foi feito cultura das células nervosas, elas foram expostas ao agente oxidante e analisadas por Imunohistoquímica.


Resultados
...


Conclusão que se chegou foi que os nervos dos gânglios Celíaco e Mesentérico Superior são mais suscetíveis ao Estresse Oxidativo.



0 comentários:

Postar um comentário