Farmácia

Biologia

Farmacotécnica

Química

Biofísica

Exercício físico, hipertensão e controle barorreflexo da pressão arterial


Esse artigo pode ser encontrado para download pdf em:

http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/8-1/010.pdf




Esse é um artigo de revisão que tem como objetivo mostrar os efeitos do exercício físico na regulação da pressão arterial explicando os mecanismos com que ele faz isso.




O autor divide exercício em agudo e crônico.
Exercício físico agudo seria a atividade física uma única vez em um dia sem o costume de prática diária.

O autor mostra com bases em outros artigos que mesmo esse tipo de atividade já garante um efeito benéfico à regulação da pressão arterial.
Foi percebido que no tempo pós-exercício, tanto em pessoas quanto em ratos, a pressão arterial permanecia reduzida por um tempo, chegando a ter efeito na pressão arterial em um tempo de até 24 horas após essa atividade.

O que influencia o tempo em que a pressão permanecerá menor será o tempo que se passou praticando a atividade e não a intensidade da mesma.

Esse efeito de redução da pressão pós-exercício é muito mais evidenciado em pacientes hipertensos, onde a redução ocorre com maior expressão, podendo até mesmo regular a pressão arterial de volta aos valores normais.
Porém ocorre uma pequena redução da PA (pressão arterial) em pacientes normotensos também.




Então com o objetivo de explicar como ocorre essa regulação da pressão no período pós-exercício, porque ela se reduz e permanece reduzida por um certo período, foram feitas avaliações hemodinâmicas com o intuito de verificar se há diferença no débito cardíaco desses ratos treinados no período pós-exercício.

Para a medição do débito é colocado uma sonda na artéria Aorta, como ilustrada na figura.


















Sensibilidade barorreflexa link:


0 comentários:

Postar um comentário