Farmácia

Biologia

Farmacotécnica

Química

Biofísica

Cromatografia Líquida de Alta Eficiência

É uma das técnicas de separação mais nova e mais importante que existe.

A fase móvel nesse tipo de cromatografia é eluída por uma coluna fina recheada com a fase estacionária com partículas bem pequenas, normalmente sólida, e essa passagem pela coluna ocorre devido a uma bomba que aplica alta pressão, aumentando a velocidade do processo.

Tem alta eficiência, sensibilidade e resolução na análise quantitativa de uma mistura. Ou seja separa muitos componentes dela e até mesmo os de baixa concentração.
E todo esse processo pode ser feito em minutos.


O que faz o HPLC ser importante mesmo existindo a cromatografia gasosa é que somente cerca de 20% dos compostos orgânicos existentes podem ser analisados por CG, pois precisam ser estáveis termicamente (não serem degradados a altas temperaturas) e precisam volatilizar em no máximo 400 graus Celsius.

Então a principal vantagem do HLPC para a CG é que o campo de aplicação que é mais amplo.

Porém a CG é mais sensível, com aparelhagem mais barata e simples, além de ser mais rápida.


Não são técnicas muito precisas qualitativamente (determinando que substância é) por causa que a simples comparação dos tempos de retenção entre uma substância de uma mistura e a de um padrão pode ser impreciso.
Por isso é importante a análise desse tempo em pelo menos duas colunas com fases estacionárias diferentes e ainda a utilização de outros equipamentos como espectrofotômetros. 



* Esquema de HPLC com reciclador de Solvente (Fase móvel):


0 comentários:

Postar um comentário