Farmácia

Biologia

Farmacotécnica

Química

Biofísica

Ansiolíticos e Hipnóticos - Não-Benzodiazepínicos



Agentes Serotorinérgicos




Regulam a síntese e liberação de serotonina. 

* Processo fisiológico da serotonina no neurônio:
O triptofano é transformado em serotonina (5HT) e armazenado dentro de vesículas no citoplasma do neurônio pré-sináptico.

Nessa membrana pré-sináptica existe receptores de recaptação da serotonina liberada na fenda e receptores chamados de 5HT1A, nos quais a serotonina da fenda pode se ligar a eles que são então ativados (possibilitando a entrada da serotonina de volta para dentro do neurônio pré-sináptico).

Regulam assim por feedback negativo a liberação de serotonina.

O receptor 5-HT1A é capaz de fazer essa regulação pois é um receptor acoplado a proteína G, podendo exercer ação inibitória sobre a síntese de serotonina.


* Fármacos com ação somente Ansiolítica:
Buspirona.



Portanto tem efeito somente sedativo (calmante), sem exercer efeito hipnótico.


* Mecanismo de Ação:
Agonista de receptor 5-HT1A.

A utilização do Buspirona resulta em uma diminuição de serotonina na fenda.


* Efeitos Colaterais:

Dificilmente apresenta dependência e tolerância, portanto não tem muito risco a abstinência (diferentemente dos barbitúricos e benzodiazepínicos).

Efeitos colaterais comuns à fármacos, como: Náuseas, Cefaleia e Inquietação.



Hipnótico Não-Benzodiazepínicos


Por mais que alguns fármacos tenham ação ansiolítica e hipnótica semelhante à que os benzodiazepínicos causam, esses fármacos possuem mecanismo diferentes dos benzodiazepínicos, além da estrutura não ser característica da classe.


* Fármaco Não-Benzodiazepínico com Efeito somente Hipnótico:
Zolpidem.



Tem ação parecida com a dos benzodiazepínicos, agindo sobre o GABA A, fazendo-os abrirem os canais de Cl- com mais frequência.

Porém se ligam a um sítio específico, diferente de onde os Benzodiazepínicos se ligam e também diferente de onde o próprio GABA se liga.


* Efeitos Colaterais:
Ele é mais seletivo que os Benzodiazepínicos, se ligando ao GABA A com mais afinidade a esse receptor.

- Diarreia.

- Amnésia Anterógrada (dificuldade de se lembrar de fatos recentes - esquecendo-se de fatos acontecidos pós o trauma nos casos de quando esse sintoma é causado por um trauma e não por um fármaco).

- Efeito ressaca: Alucinações, fadiga, prejuízo da coordenação motora
(tendo dificuldade na fala, diminuição da força e comprometimento do equilíbrio, tendo nesse ponto os mesmos efeitos do etanol - molécula que também se liga ao GABAA - consequentemente os barbitúricos e os benzodiazepínicos podem em caso de intoxicação causar efeitos parecidos também).


Dificilmente apresenta dependência e tolerância, portanto o risco de abstinência é menor.



O zolpidem é comumente indicado ao tratamento de insônia pelo seu efeito alto como depressor do SNC, passando do efeito sedativo e causando diretamente efeito de sonolência, induzindo ao sono (hipnótico).


0 comentários:

Postar um comentário