Farmácia

Biologia

Farmacotécnica

Química

Biofísica

Introdução à Farmacologia


- Fármaco:
Substância química que interage com o organismo, através de ligações químicas, modificando o funcionamento.
As finalidades do uso de um fármaco podem ser para fins de diagnóstico, para prevenção ou para fins curativos.


Princípio ativo é sinônimo de fármaco.

Medicamento é composto de fármaco mais adjuvante (excipiente).

"Medicamento em associação" é a junção de dois ou mais fármacos em um medicamento.



- Placebo: Medicamento que não contem fármaco.

Pode ter efeito, que é o chamado efeito placebo, que é efeito psicológico.



- Remédio: Tudo aquilo que cura e faz bem.





Farmacologia


Farmacologia é o estudo dos fármacos, da interação deles com o organismo.



* Caminho básico do fármaco:

Ocorre-se absorção do fármaco para a corrente sanguínea, uma vez que cai nela, ela o levará pelo organismo até o local onde fará efeito (caso não seja eliminado antes).


Dose, quantidade de fármaco na corrente sanguínea, passa primeiramente por uma fase de distribuição, onde vai da corrente sanguínea para as células e líquido intersticial de diferentes tecidos e dos tecidos é reabsorvido de volta para o sangue. Até se atingir um certo equilíbrio.

Levando em consideração a capacidade desse fármaco de passar para dentro das células, rapidez que ele tem em fazer isso (lipossolubilidade, hidrossolubilidade).


Pode ser absorvido pelo tecido hepático, pelo fígado, ou algum outro órgão de metabolização e excreção (como o rim), onde esse fármaco poderá ser eliminado.
Ou alterado para uma substância diferente da substância inicial que é o que faz a metabolização, transformando-a em algo cada vez mais fácil de ser excretado (mais hidrossolúvel).

Então é considerado que o fármaco é eliminado logo que ele é biotransformado em outra substância ou jogado para fora do organismo pelo processo de excreção.


Também pode ser absorvido pelas células do tecido onde se pretende que esse fármaco aja, ocorrendo então seu efeito, podendo, dependendo da quantidade, resultar em um efeito tóxico ou efeito terapêutico.


* Efeito colateral: Aparece com o efeito terapêutico.

Pois uma substância além da ação desejada que faça em certo local, acaba causando diversos outros efeitos em outras partes do corpo (caso passe por elas).
Esses efeitos em outras partes, ou efeitos além do pretendidos para determinado fármaco, são chamados de efeitos colaterais.

Por exemplo o "Fernegan" é um antialérgico que causa como efeito colateral comumente sonolência e moleza, por agir no sistema nervoso central.



A diferença entre efeito colateral e efeito adverso é considerada comumente como sendo: Efeito colateral são os outros efeitos que determinado fármaco causa ao corpo que não seja o requerido para o tratamento para o qual ele está sendo utilizado, mas o efeito pode ser útil para outro tipo de tratamento terapêutico.
Já efeito adverso é efeitos danosos que não podem ter auxilio em nada, em nenhum método terapêutico a nenhum paciente, que esse fármaco causa. 
 

0 comentários:

Postar um comentário