Farmácia

Biologia

Farmacotécnica

Química

Biofísica

Vacinas e Soros


Na resposta primária a um antígeno predomina produção de IgM pelos plasmócitos.
Já na resposta secundária, no segundo contato com o antígeno, como existem células B de memória, quando elas são ativadas e se diferenciam em plasmócitos transformam IgM em IgG.


Existem dois tipos de indução de respostas do sistema imunológico.

Ativa


Resposta ativa é quando a pessoa recebe o antígeno. Como no caso de vacinas.

Existe vacinas com administração de toxoide, do microrganismo morto ou de partes dele (componentes acelulares), ou administração de microrganismos vivos porém atenuados.


- Toxoides: São toxinas destoxificadas, pois é retirado delas a parte capaz de causar dano e mantida a capaz de gerar resposta imune.
São toxinas tratadas com formalina.

Essas vacinas com toxoides causam alta resposta imunológica fabricando várias células de memória e que duram por um longo período.


* BCG = Bacilo de Calmette e Guérin. Bactéria: Mycobacterium tuberculosis.
Usa-se bactéria viva atenuada.

* Sabin = Vacina com o vírus vivo atenuado da poliomelite.
É administrada por via oral, assim com o vírus vivo consegue-se imunidade na mucosa digestiva e ainda alguns vírus não destruídos são eliminados pelas fezes, espalhando o vírus atenuado, imunizando outras pessoas.

rus e bactérias atenuados podem causar doença em pessoas imunocomprometidas, pessoas que possuem ausência de anticorpos por exemplo, pois mesmo o vírus atenuado da poliomelite por exemplo tem baixa patogenicidade, mas também tem.


Células tratadas com formalina formam o vírus morto, que no caso da poliomelite faz-se a vacina Salk.
Tem uma menor proteção contra o vírus até por não causar imunidade na mucosa digestiva (pois ele não provoca ação sobre ela), mas como também tem menor ação em larga escala, pois não tem a possibilidade do vírus atenuado, de se espalhar para outras pessoas que não tomaram a vacina e conseguirem imunidade.
Em contra partida é mais segura para indivíduos que possam ter problemas imunológicos.


Passiva


A resposta passiva do sistema imunológico é considerada aquela que se consegue por administração de produtos provenientes de linfócitos T e B. Não fazendo com que eles necessitem fabricá-los, ha a administração direta deles.

São os chamados soros.

Exemplos de administração de respostas passivas do sistema imunológico que ocorrem naturalmente é a passagem de IgG da mãe para o feto pela placenta. Como também da IgA da mãe para o bebe durante a amamentação com leite materno.

Essa passagem de anticorpos é importante quando necessita de uma resposta imunológica rápida, pois o antígeno que contaminou o hospedeiro tem evolução rápida e grave (não podendo esperar produção própria de agentes que o defendam).
Muito usado em casos de envenenamento como picadas de cobras.


Pode ser causada uma resposta passiva que não seja pela administração de anticorpos. No caso da Hepatite pelo vírus causador do tipo C é administrado Interferon alfa (ativa células NK) que serve para defesa celular antiviral.

Também pode utilizar em algumas doenças a administração de:

- Interleucina-2: Ativação de linfócito T Cd8. (Também promove diferenciação de linfócitos B (BCDF), mitogenese de Th 1 --- macrófagos e Th 1 produzem).

- Interleucina-3: Estimula hematopoiese pela medula.





0 comentários:

Postar um comentário