Farmácia

Biologia

Farmacotécnica

Química

Biofísica

Timo




Timo e Produção de
Linfócitos T



Timo é o primeiro órgão a iniciar a produção de linfócitos.



Geralmente está protegido da exposição de antígenos por uma membrana de células epiteliais que cerca os vasos sanguíneos da região cortical do timo.

A produção de linfócitos no timo se dá pela maturação das células T.
O Epitélio do timo produz um fator humoral (substância quimioatraente) que atrai células primordiais para o timo.
Então essas células chegando no timo migram do córtex para a medula, processo em que se diferenciam: adquirem novas funções e antígenos de superfície (novas moléculas, como receptores que ficam em suas superfícies, que podem reconhecer ou serem reconhecidas por outras células do sistema).

O Timo possui uma cápsula de fibras, feita de tecido conjuntivo onde possui vasos sanguíneos, com plasmócitos, granulócitos (soltam grânulos que possuem em suas membranas com fatores químicos: Macrófagos, basófilos, eosinófilos).
Células linfoides grandes ficam na região subcapsular, sendo que 3/4 dos linfócitos dentro do timo estão na região mais profunda do córtex.

Os linfócitos já maturados ficam na medula com altos níveis de MHC I e de antígenos Cd 4 e Cd 8 (receptores de células T) na superfície.




Durante a maturação ocorre geração da diversidade de receptores T. Chamados de TcR (T cell receptor) que podem provocar grande taxa de rearranjos abortivos, pois esses receptores são apresentados para células próprias e linfócitos e se reconhecerem essa célula é eliminada.
Podendo somente reconhecer antígenos no contexto do MHC, do MHC II no caso por ser uma célula T Cd4 que reconhece antígeno exclusivamente de células apresentadoras de antígenos (que possuem MHC II). E no caso de célula T Cd8 pode reconhecer antígenos em moléculas de MHC I que é comum em toda célula nucleada.

O timo é formado pela região cortical e medular, as duas partes são formadas por células epiteliais, as corticais e medulares, elas se diferenciam morfologicamente já que se diferem em sua origem embrionária.
Também é formado por células de sustentação: tecido conjuntivo incluindo células reticulares e macrófagos.




As células progenitoras viram células primordiais precursoras que se transformam em linfócitos T maduros no timo através da utilização de hormônios produzidos pelas células epiteliais tímicas.







0 comentários:

Postar um comentário