Farmácia

Biologia

Farmacotécnica

Química

Biofísica

Imunologia


  • Imunógeno: São substancias químicas capazes de induzir resposta imune adaptativa, tanto celular e/ou humoral (sem ou com a presença de anticorpos).


  • Antígeno: Molécula que pode ser reconhecida pelos mediadores da resposta imune inata e/ou adaptativa.


Todo imunógeno é um antígeno, mas nem todo antígeno é um imunógeno.

Pois existem certos tipos de antígenos que não são imunógenos, que até reagem com certos componentes da imunidade adquirida, como anticorpos, mas não são capazes de estimular sua produção. (Têm baixo poder imunogênico)


Uma molécula é um único imunógeno, mas uma bactéria, por exemplo, pode possuir vários imunógenos na sua estrutura capazes de desencadear várias respostas imunes em particular (criação de células de ataque específico àquela molécula).

Os imunógenos mais potentes são normalmente proteínas e que geralmente estão ligadas a alguma outra coisa, como as lipoproteínas, glicoproteínas, nucleoproteínas. Por mais que alguns tipos de carboidratos puros podem ser responsáveis por desencadear a resposta imune também.


Divisão do
Sistema Imunológico



*Imunidade Inata ou Natural:

- Pele e mucosa: Possuem secreções.
- Fagócitos: Podem ser encontrados no sangue ou nos tecidos, fagocitam antígenos. Monócitos/macrófagos/neutrófilos.


*Imunidade Adquirida ou Adaptativa:

- Linfócitos T: Fazem parte da imunidade celular.
- Linfócitos B: Fazem parte da imunidade humoral (com participação de anticorpos).
Função dos linfócitos B: Produção de Anticorpos.


Criação de células de memória, o que faz a defesa à segunda infecção ser milhares de vezes mais rápida.



Imunidade Inata



Um imunógeno para causar qualquer reação ele precisa primeiramente passar pelas barreiras de defesa físicas do corpo.


* Pele:
Primeira barreira física e mecânica.

Possui moléculas com atividade antibacteriana nas secreção produzida pelas:
- Glândulas sebáceas, o sebo que possui ácido graxo.
- Glândulas sudoríparas, o suor que possui ácido lático.
São secreções que ainda possuem enzimas como a lisozima, que digere a parede de peptídeoglicano levando as bactérias à morte por lise osmótica.

PH da pele impróprio para o crescimento bacteriano, pH ácido por volta de 5,5 podendo chegar a 3. Bactérias em sua maioria crescem com pH por volta de 7.

Pressão osmótica elevada, já que a pele é salgada.
E possui ação de remoção mecânica de micro-organismos já que ocorre descamação e lavagem produzida pelo suor, que "carrega" os micro-organismos.

Possui Microbiota normal: É uma flora nativa de bactérias e fungos residentes que competem com micro-organismos patogênicos por espaço e nutrientes. Também encontrada no intestino e vagina.


* Mucosa:

Formada por células não queratinizadas, possuem muco funcionando como barreira física.
Os vírus por exemplo só se multiplicam dentro de células e entre o vírus e as células da mucosa existe o muco (o vírus da gripe tem uma enzima, a "neuraminidase" que permite à ele passar pelo muco).
Serve como "cola" para os micro-organismos.


* Trato Respiratório:

Possui vibrícias (pelos do nariz), que estão recobertos de muco.

No ar é encontrado perdigotos (gotículas que contem esporos - bactérias e de fungos).
Quando o ar que respiramos chega na carina, ele se bifurca e é lançado na parede dos brônquios, onde contém cílios cobertos com muco (sistema chamado de sistema muco ciliar), onde grudam os perdigotos e os agentes infecciosos.

O sistema muco ciliar faz a limpeza das vias respiratórias levando o muco (que contém moléculas com atividade antimicrobiana como a lisozima), para cima, chegando na laringe onde grande parte dele é engolido indo para o sistema digestório.

O H2S, o CO, são tóxicos para as células ciliadas (epitélio respiratório - tecido epitelial pseudoestratificado colunar ciliado com células caliciformes produtoras de muco), fazendo com que elas sejam substituídas por um tecido mais resistente como um epitélio estratificado pavimentoso, mas que não possui cílios, consequentemente não faz limpeza, deixando os agentes infecciosos chegarem nos alvéolos, podendo assim causar doenças como pneumonia.

Tosse faz parte da imunidade inata, ajudando na limpeza da via respiratória, colocando o alérgico para fora. O espirro também, quando o espirro é segurado pode empurrar o antígeno da via respiratória para a via auditiva, para o meato acústico da tuba auditiva.

Rinorreia = Coriza.

Microbiota normal: É encontrada competindo por espaço e nutrientes nas fossas nasais, nasofaringe (não na faringe), brônquios.


* Digestório:

- Na cavidade oral é encontrado muco/saliva com várias moléculas de atividade antimicrobiana, entre elas a lisozima, que faz parte das enzimas digestivas da saliva.
Possui microbiota normal.

A salivação faz parte da imunidade inata como remoção mecânica, já que faz a "lavagem" da boca, levando os micro-organismos para o estomago onde serão digeridos e excretados.

A diminuição da salivação prejudica a imunidade inata e pode ocorrer por:
- Ansiedade,
- Uso de antidepressivos,
- Desidratação,
- Por respirar pela boca, entre outros;
Como a caxumba que pode deixar como sequela a atrofia das glândulas salivares e radioterapia.


Xerostomia = Boca Seca.

A diminuição da salivação, faz ocorrer um aumento dos micro-organismos, consequentemente um aumento da incidência de carie dental, candidíase oral (sapinho), de halitose, etc.


- Estomago:

Imunidade Inata: Muco, suco gástrico (possui enzimas digestivas), HCL (pH 1,8 a 2,0)

O uso de antiácidos pode comprometer a acidose natural do estomago, comprometendo a sua imunidade natural contra micro-organismos. Deixam o pH de 4 a 6.

Alimentos gordurosos facilitam a passagem de micro-organismos pelo suco gástrico, pois no estomago não há grande digestão de lipídeos.

- Intestino:

Possui muco com lisozimas e sais biliares (os sais danificam a membrana plasmática de bactérias e envelope de vírus).

Possui o pH 9,0 para neutralizar o pH 2 do suco gástrico.

Possui microbiota normal.

As fezes são formadas de 2/3 de água, o 1/3 restante é formado de 30% de bactérias.

Possui também peristaltismo que mantem os micro-organismos em movimento e faz ocorrer a defecação.
O peristaltismo também ajuda a não acumular de fezes, pois se acumular, acumula micro-organismos e eles que faziam parte da microbiota normal e eram benéficos podem se tornar prejudiciais.


* Vagina:

Possui muco. Possui microbiota normal, onde estão presentes Bacilos de Doderlein - Lactobacilos, eles fazem a competição por espaço e nutrientes e também a manutenção do pH.

Acumulo de glicogênio no epitélio da vagina causada pelos hormônios estrogênicos.
O glicogênio é hidrolisado em glicose proporcionando aos Lactobacilos que seja feita a fermentação láctica, produzindo acido láctico, abaixando o pH (3,8 a 4,5).
PH 4 é o pH normal.

Essa acidose dificulta o desenvolvimento de bactérias, pois em sua maioria são neutrófilas, como a bacteria Neisseria gonorrhoeae que é o agente etiológico da gonorreia, tem seu crescimento no pH 6,5 a 7,5 sendo que seu crescimento fica comprometido em 4,0.


O uso de antibióticos, uso de calcas muito justas (acumulo de calor, deixa muito quente) podem diminuir o número de Lactobacilos e o uso de anticoncepcionais interfere na quantidade de glicogênio disponível.
São fatores que prejudicam a imunidade natural.


* Micção:

Protege de infecções por remoção mecânica.

0 comentários:

Postar um comentário