Farmácia

Biologia

Farmacotécnica

Química

Biofísica

Sistema Urinário

Sistema Urinário

Função de filtrar o sangue eliminando resíduos nocivos ao corpo para o meio externo. Constituído pelos rins, ureteres, uretra e bexiga urinária.

- Rins:
Medem aproximadamente 8 centímetros. São retroperitoniais (Não são revestidos pelo peritônio). Sua função é filtrar o sangue e produzir a urina. Camadas de revestimento para sua proteção:
* Cápsula renal: É a camada mais interna, adere ao rim. Formada por tecido conjuntivo denso não modelado.
* Cápsula adiposa renal: É a camada intermediária. Formada por tecido adiposo.
* Fáscia renal: Camada mais externa. Também constituída por tecido conjuntivo denso não modelado.

Formado pelo: - Polo superior: onde se localiza a glândula supra-renal que transforma proteínas e gorduras em glicose. - Polo inferior. - Margem lateral. - Margem medial: onde se encontra o hilo renal (região por onde passa os ureteres, veia e artéria renal).

Internamente é formado pelo córtex renal (ao redor) e medula renal. Na medula renal tem gomos chamados de pirâmides renais e entre as pirâmides têm as colunas renais.
A urina é formada no córtex renal e após ser formada desemboca nos cálices renais menores. Depois vai para os cálices renais maiores até chegar na pelve renal.

O sangue chega ao rim através da artéria renal contendo resíduos metabólicos que devem ser eliminados. A artéria dentro do rim se ramifica em capilares que formam um emaranhado formando uma estrutura microscópica chamada de glomérulo. Os capilares do glomérulo têm pequenos orifícios chamados de janela que permitem o início da filtração do sangue. A filtração ocorre no néfron, que é a estrutura funcional dos rins. O glomérulo e coberto pela cápsula glomerular, uma das partes que formam o néfron. Existem milhares de néfrons em cada rim.
Néfron é composto por:
* Cápsula glomerular
* Túbulo contorcido proximal
* Túbulo contorcido distal
* Tubo coletor
* Alça do néfron

Não é todo o sangue que vai para o néfron, pois o glomérulo possui células chamadas de podócitos que fazem uma "barreira"permitindo somente a passagem de plasma sanguíneo. Hemácias, leucócitos e plaquetas, não passam.

Após o sangue entrar na cápsula glomerular, ele passa para o túbulo contorcido proximal, depois para a alça do néfron, depois para o túbulo contorcido distal e por último no tubo coletor.

Em cada parte do néfron encontramos um tipo de epitélio.
* Cápsula Glomerular - Tecido epitelial simples pavimentoso.
* Túbulo contorcido proximal - Tecido epitelial simples cúbico com microvilosidades.
* Alça do néfron - Tecido epitelial simples pavimentoso.
* Túbulo contorcido distal e o Tubo coletor - Tecido epitelial simples cúbico com microvilosidade, mas em menor quantidade.
O tubo coletor localiza-se em uma parte da pirâmide renal chamada de papila renal, depois dele a substância filtrada segue para os cálices e para a pelve.


- Ureteres:
Transportam urina dos rins à bexiga urinária. Partes anatômicas: Abdominal, pélvica e intramural. Histologia:
Mucosa - Camada mais interna, constituída por epitélio de transição (epitélio de transição é um epitélio especial onde as células globosas modificam ou não seu tamanho para aumentar o espaço de armazenamento de urina.
Muscular - Constituída por músculo liso.

Serosa - Camada mais externa. Formado por tecido conjuntivo denso não modelado e tecido epitelial simples pavimentoso.

- Bexiga Urinária
Armazena urina até a eliminação para o meio externo. Partes: Ápice (onde se encontra o ligamento umbilical mediano), corpo e fundo.
Internamente tem o trígono da bexiga, composto por 3 óstios, nas pontas os dois óstios dos ureteres (por onde chega a urina) e em baixo o óstio interno da uretra.
Histologia:
Mucosa - Epitélio de transição, sobre tecido conjuntivo frouxo intercalado com tecido conjuntivo denso não modelado.
Muscular - Músculo liso chamado de músculo detrusor da bexiga. Formado por duas camadas a mais interna é músculo liso longitudinal e a externa circular.

Adventícia - Tecido conjuntivo denso não modelado rico em feixes de fibras elásticas.


- Uretra
Localiza-se na pelve e tem dois esfíncteres, um interno e externo para um melhor controle da urina. No homem transporta também sêmen.


Partes anatômicas da uretra masculina:
- Parte intramural.
- Parte prostática: As duas revestidas por epitélio de transição.
- Parte membranácea: Revestida por tecido epitelial pseudo-estratificado colunar. Envolvido pelo esfíncter externo da uretra (músculo estriado esquelético) e contém as glândulas bulbo-uretrais.

- Parte Esponjosa: Formado por tecido epitelial pseudo-estratificado colunar intercalado com tecido estratificado pavimentoso não queratinizado. Tem na ponta a fossa navicular que também é formada por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado.

Partes anatômicas da uretra feminina:
- Parte intramural: Revestida por epitélio de transição.
- Parte membranácea: Epitélio pseudo-estratificado colunar, envolvida pelo esfíncter externo da uretra que é formado por músculo estriado esquelético.

0 comentários:

Postar um comentário